DICAS ÚTEIS

  • Procure utilizar softwares profissionais como InDesign, Illustrator, Photoshop e CorelDraw. Trabalhos de arte-final executados em softwares como o Word, Power Point e Excel, podem não ser reproduzidos corretamente.
  • Para evitar problemas com fontes, grave junto do arquivo as fontes que foram utilizadas para confeccionar o seu impresso ou então converta todas as fontes em curvas. No caso de envio de arquivos em pdf, verifique se todas as fontes foram incorporadas.
  • Como o padrão de cores para impressão é CMYK, antes de enviar seu arquivo, verifique se todas as imagens coloridas estão no formato de cor CMYK. Caso contrário, converta todas as imagens em CMYK com 300dpi de resolução no Photoshop ou em outro programa similar.
  • Quando da necessidade de padronização de comunicação visual, principalmente em logomarcas, muitas vezes é recomendado o uso de cores Pantone, use essas cores somente quando for necessário.
  • Evite composições com 4 cores (CMYK) para textos pequenos e nunca utilize o preto composto (C:100% M:100% Y:100% K:100%), independente do tamanho, pois será visível as variações de registro, o mais recomendado é usar preto (C:0% M:0% Y:0% e K:100%). Para fundos chapados também vale a dica, porém, caso queira um preto um pouco mais intenso, é recomendado calçar o preto com 40% de cyan (C:40% M:0% Y:0% K:100%).
  • Para obter resultados profissionais em seu trabalho gráfico, consulte um designer ou um profissional qualificado para o desenvolvimento do serviço. A boa imagem da sua empresa também depende de bons impressos.